Translate this Page

Rating: 2.7/5 (1033 votos)


ONLINE
9




Partilhe esta Página

 

Bem vindo!

 

here


Total de visitas: 140332
O FERREIRO
O FERREIRO

 

Era uma vez um ferreiro que, após uma juventude cheia de excessos (de bebidas, drogas; vida devassa e sem sentido) resolveu entregar sua vida a Deus e se tornar um homem temente.

Durante muitos anos trabalhou com afinidade, praticou a caridade, mas, apesar de toda sua dedicação, nada parecia dar certo na sua vida.

Muito pelo contrário: seus problemas e dívidas acumulavam-se cada vez mais. Uma bela tarde, um amigo que o visitara, e que se compadecia de sua situação difícil, comentou:

– É realmente estranho que, justamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a Deus, sua vida começou a piorar. Eu não desejo enfraquecer sua fé, mas apesar de toda a sua crença no mundo espiritual, nada tem melhorado.

O ferreiro não respondeu imediatamente.

Ele já havia pensado nisso muitas vezes, procurando entender o que acontecia em sua vida. Entretanto, como não queria deixar o amigo sem resposta, começou a falar e a dar a explicação que o amigo procurava e da maneira que entendesse aos seus questionamentos.

Eis o que disse o ferreiro:

– Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado e preciso transformá-lo em espadas. Você sabe como isto é feito?

– Primeiro eu aqueço a chapa de aço num calor infernal, até que fique vermelha. Em seguida, sem qualquer piedade, eu pego o martelo mais pesado e aplico golpes até que a peça adquira a forma desejada.

– Logo, ela é mergulhada num balde de água fria e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala e grita por causa da súbita mudança de temperatura.

– Tenho que repetir esse processo até conseguir a espada perfeita: uma vez apenas não é suficiente.

O ferreiro deu uma longa pausa e continuou:

– Às vezes, o aço que chega até minhas mãos não consegue aguentar esse tratamento.

– O calor, as marteladas e a água fria terminam por enchê-lo de rachaduras. E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada.

– Então, eu simplesmente o coloco no monte de ferro-velho que você viu na entrada de minha ferraria.

Mais uma pausa e o ferreiro concluiu:

– Sei que Deus está me colocando no fogo das aflições. – Tenho aceitado as marteladas que a vida me dá, e às vezes sinto-me tão frio e insensível como a água que faz sofrer o aço. – Mas sei que é para tomar a forma perfeita que o Senhor espera de mim.

– Mas uma única coisa eu peço para Deus: Não desista de mim! 

Ajude-me para que consiga resistir ao processo desse tratamento e me transformar em uma pessoa útil e sem rachaduras. – Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser, mas jamais me coloque no monte de ferro-velho das almas inúteis.

(autor desconhecido- adaptado)

 

PARA REFLETIR!

 

Convivo com muitas pessoas de diversas classes sociais e o que tenho observado é que algumas dessas pessoas nas horas de decisão se desesperam, enfraquecem, muitas entram até em depressão, pois infelizmente para elas a fama, o poder, o dinheiro, uma bela casa, um cargo executivo, um lindo carro, é tudo.

Vivem em função de bens e da vida material, e se perguntar a elas sobre o que esperam do futuro, sua resposta é “adquirir mais e mais”.

Muitas vivem em função da vida na terra e se esquecem que há vida após a morte, porém essas pessoas se perderem algo elas se desestruturarão. 

Eu conheço casos de pessoas que se suicidaram por não suportar as perdas. 

Acredito que para algumas pessoas seria difícil fazer escolhas das quais tenham que renunciar ou desfazer de algo que tem. Mas infelizmente muitas vezes ás circunstâncias da vida leva a tomar decisões que aperta o coração e muitas vezes dói.

Porém para adquirir experiências é preciso passar pelo fogo ou pela tempestade, mas se tão somente confiar, verei o fogo não me queimar e a tempestade se acalmar. 

Se eu buscar nele orientação para não tomar decisões precipitadas ou erradas, aprenderei a cada dia que ele está comigo em todos os momentos e não me desampara;  me responde e orienta através da Bíblia, e de pessoas ou situações. 

E se estou dentro da vontade Deus, creio que Ele fará o melhor, pois a Sua vontade é boa, agradável e perfeita e mesmo que ás circunstâncias pareçam contrária, tenho que crer que Ele é o criador de tudo e que pode mudar a história.

Porém se buscar a Deus e crer que Ele é o meu socorro e que nunca me abandonará, com certeza viverei muitas experiências com Deus.

Então aprenderei que a vida não se resume só ao planeta terra ou em adquirir bens e posição social e nem tão pouco a só ganhar e não perder. Mas que a vida consiste em ganhos e perdas. 

Todavia, quando se tem certeza, convicção, da escolha a fazer, o coração fica em paz, pois é nessas horas de decisões que adquirimos experiências com Deus e aprendemos a confiar nele, a entregar-lhe tudo. 

Entretanto não podemos esquecer que existe vida eterna ou morte eterna (estado da alma após a morte) e a nossa decisão para a vida ou morte eterna é somente nessa terra.

Então quando entrego tudo, entendo que jamais o Criador desistiu de mim e ai consigo deixar de resistir ao processo do tratamento, pois percebo que Deus impediu que eu fosse colocada no monte do ferro-velho das almas inúteis, mas entendo que me levou ao lugar do aperfeiçoamento para que esteja sem rachaduras e forte, capacitada e transformada em uma pessoa útil, dia a dia.