Translate this Page

Rating: 2.7/5 (1033 votos)


ONLINE
7




Partilhe esta Página

 

Bem vindo!

 

here


Total de visitas: 140419
LEITURA DIÁRIA - NÚMEROS
LEITURA DIÁRIA - NÚMEROS


(VERSÃO: BÍBLIA VIVA)

 

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA 

ABRIL

 

 

Números (1-7)


 

CAPITULO 1

 

1 - FOI NO DIA 15 de abril a ao segundo ano depois que os israelitas deixaram o Egito que o Senhor deu as seguintes ordens para Moisés. Moisés estava então no Tabernáculo no acampamento de Israel, na península do Sinai.

2 a 15 - "Conte o número de todos os homens com vinte anos de idade ou mais, e que podem ir à guerra. Não se esqueça de indicar a tribo e a família de cada homem. Você e Arão vão dirigir esta tarefa e os líderes de cada tribo vão ajudar."

 

Tribo

Líder

Ruben

Elizur (filho de Sedeur)

Simeão

Selumiel (filho de Zurisadai)

Judá

Naassom (filho de Aminadabe)

Issacar

Natanael (filho de Zuar)

Zebulom

Eliabe (filho         de Helom)

Efraim

Elisama (filho de Amiúde)

Manassés

Gamaliel (filho de Pedazur)

Benjamim

Abidã (filho          de Gideoni)

Aieser (filho de Amisadai)

Aser

Pagiel (filho de Ocrã)

Gade

Elisafe (filho de Deuel)

Naftali        

Aira (filho de Enã)

 

16 - Esses foram os líderes que cada tribo escolheu.

17, 18 e 19 - No mesmo dia Moisés, Arão e os líderes escolhidos reuniram todos os homens de Israel que tinham vinte anos de idade ou mais para saber quantos eram e de que tribo e família eles vinham. Fizeram como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

20 a 46 - Este é o resultado final da contagem:

Tribo

Total

Rúben (o filho mais velho de Jacó)

46.500

Simeão

59.300

Gade

45.650

Judá

74.600

Issacar

54.400

Zebulom

57.400

José: Efraim (filho de José)

40.500

José: Manassés (filho de José)

32.200

Benjamim

35.400

62.700

Aser

41.500

Naftali

53.400

Total geral

603.550

 

47, 48 e 49 - Este total não incluiu os levitas porque o Senhor disse a Moisés: "Você não deve fazer a contagem da tribo de Levi, nem deve incluir o número de levitas no total geral.

50 - Mas diga aos levitas que devem cuidar e fazer o transporte do Tabernáculo. Os levitas devem morar junto ao Tabernáculo.

51 - Quando o Tabernáculo mudar de lugar, só os levitas é que vão desmontar e montar o Tabernáculo. Qualquer outra pessoa que encostar no Tabernáculo vai morrer.

52 - Cada tribo de Israel terá um lugar separado para acampar, e nesse lugar ficará a bandeira da tribo.

53 - As barracas dos levitas vão ficar em volta do Tabernáculo e serão uma espécie de muro entre o povo de Israel e a ira de Deus. Isto é para proteger os filhos de Israel da ira que Deus tem do pecado do povo."

54 - Então os filhos de Israel obedeceram a tudo isto que o Senhor ordenou através de Moisés.

 

CAPITULO 2

 

1 - E O SENHOR deu mais ordens para Moisés e Arão:

2 - "Cada tribo deve ter um lugar próprio para acampar, onde colocarão a bandeira da tribo e os símbolos de cada família. E no centro da área de acampamento ficará o Tabernáculo."

3 a 31 - Aqui estão as posições das tribos:

Tribo

Líder

Posição

Censo

Judá

Naassom

Lado leste do Tabernáculo

74.600

Issacar

Natanael (filho de Zuar)

Judá

54.400

Zebulom

Eliabe (filho de helom)

Vizinha de Issacar

57.400

 

Assim o total de todos os que ficavam ao lado de Judá no acampamento era 186.400. Estas três tribos marchavam na frente sempre que Israel mudava de lugar.

 

Tribo

Líder

Posição

Censo

     Rúben

Elizur (filho de Sedeur)

Lado sul do Tabernáculo

46.500

Simeão

Selumiel (filho de Zurisadai)

Vizinha de Rúben

59.300

Gade

Elisafe (filho de Deuel)

Vizinha de Simeão

45.650

 

O total daqueles que ficavam do lado de Rúben no acampamento era 151.450. Sempre que os israelitas viajavam, estas três tribos iam em seguida na ordem das tribos.

Depois marchavam os levitas levando o Tabernáculo. Durante as viagens, cada tribo ficava reunida junto da sua bandeira, do mesmo modo que no acampamento uma ficava separada da outra.

 

Tribo

Líder

Posição

Censo

     Efraim

Elisama (filha de Amiúde)

Lado oeste do Tabernáculo

40.500

Manassés

Gamaliel (filho de Pedazur)

Vizinha de Efraim

32,200

Benjamim

Abidã (filho de Gideoni)

Vizinha de Manassés

35.400

 

Desta maneira, o total dos que ficavam do lado de Efraim no acampamento era 108.100, e eles iam logo depois dos levitas quando estavam viajando.

 

Tribo

Líder

Posição

Censo

    Dã

Aieser (filho de Amisadai)

Lado norte do Tabernáculo

62.700

Aser

Pagiel (filho de Ocrã)

Vizinha de Dã

41.500

Naftali

Aira (filho de Enã)

de Aser

53.400

 

Assim o total daqueles que ficavam do lado de Dã no acampamento era 157.600. Sempre que Israel viajava, eles marchavam em último lugar.

 

32 e 33 - Resumindo, os exércitos de Israel reuniram um total de 603.550 homens, sem contar os levitas, Porque o Senhor mandou que Moisés não contasse os levitas.

34 - E o povo de Israel acampava nos lugares que o Senhor mostrava para Moisés, e cada tribo com suas famílias ficava perto da sua bandeira.

 

CAPITULO 3

 

1 e 2 - QUANDO O SENHOR falou a Moisés no monte Sinai, Arão tinha estes filhos: Nadabe, o filho mais velho, Abiú, Eleazar e Itamar.

3 - Todos tinham sido ordenados como sacerdotes e separados para trabalhar no Tabernáculo.

4 - Mas Nadabe e Abiú morreram na presença do Senhor, quando estavam usando fogo proibido pelo próprio Senhor. Tanto Nadabe quanto Abiú não tiveram filhos. E Arão trabalhava como sacerdote no Tabernáculo, com a ajuda dos filhos Eleazar e Itamar.

5 - Então o Senhor disse a Moisés:

6 - "Reúna a tribo de Levi e diga a Arão que os levitas ajudarão no trabalho do Tabernáculo.

7, 8 e 9 - Os levitas devem obedecer às ordens de Arão e cumprir bem os deveres que cada um tem no Tabernáculo. Farão isso no lugar do povo de Israel. Trabalhem para Arão e seus dois filhos. A tribo de Levi será como um presente dos filhos de Israel para Arão e seus dois filhos, pois os levitas vão trabalhar para Arão e tomar conta dos utensílios para deixar sempre em ordem o Tabernáculo.

10 - Mas só Arão com os filhos podem fazer o trabalho de sacerdotes. Qualquer outra pessoa que quiser fazer este trabalho morrerá.

11, 12 e 13 - E o Senhor disse a Moisés: "Todo primeiro filho que nasce em cada lar do povo de Israel deve ser meu, mas aceitei os levitas em troca do primeiro filho que nasce em cada lar. Os levitas são meus, porque todo o primeiro filho que nasce em cada lar é meu. Desde aquele dia em que matei todos os primeiros filhos de cada família no Egito, separei para mim todos os primeiros filhos de cada família de Israel, inclusive a primeira cria de cada animal. Eu sou o Senhor."

14 - E o Senhor falou com Moisés no deserto de Sinai:

15 - "Faça a contagem de todos os homens levitas que tenham mais de um mês de idade. Indique também a família de cada homem."

16 a 24 - E Moisés fez como o Senhor mandou:

Filho de Levi: Gerson; Netos: Libni e Simei; Número de Homens: 7.500; Líder: Elisafe; Posição no acampamento: Lado oeste do Tabernáculo.

25 a 30 – Responsabilidades: A responsabilidade destas duas famílias de levitas será cuidar do Tabernáculo: do teto, das cortinas da porta de entrada, das cortinas que cobrem as cercas em volta do pátio, das cortinas da porta do pátio que fica em volta do Tabernáculo, do altar, e de todas as cordas usadas para montar o Tabernáculo.

Filho de Levi : Coate; Netos: Amrã, Jizar, Hebrom, Uziel; Número de Homens: 8.600; Líder e Posição: Elisafã (filho de Uziel); Posição no acampamento: Lado sul do Tabernáculo.

31 a 35 – Responsabilidades: A responsabilidade destas quatro famílias de levitas será tomar conta da Arca, da mesa, do castiçal, dos vários objetos usados no Tabernáculo, e do véu. Devem também consertar qualquer uma destas coisas. Eleazar, filho de Arão, vai ser responsável por estas quatro famílias que vão tomar conta do Santuário.

Filho de Merari – Netos: Maeli e Musi – Lider: Zuriel (filho de Abiail) – Posição no acampamento: Lado norte do Tabernáculo.

36-37 Responsabilidades: A responsabilidade destas duas famílias será tomar conta dos objetos de madeira do Tabernáculo: as estacas, as bases para as estacas, todo o material necessário para este trabalho; as estacas que ficam em volta do pátio, e as bases, estacas menores e cordas usadas neste trabalho.

38 - As barracas de Moisés, de Arão e dos filhos de Arão ficarão na área leste do Tabernáculo. Eles são as principais pessoas a tomar conta do Tabernáculo e trabalharão como sacerdotes em favor do povo de Israel. Qualquer um que não for sacerdote nem levita e chegar perto do Tabernáculo morrerá.

39 - A contagem dos levitas que Moisés e Arão fizeram por ordem do Senhor deu um total de 22.000 homens, que tinham um mês de idade para cima.

40 - Então o Senhor disse a Moisés: "Agora faça a contagem de todos os filhos que nasceram primeiro em cada família em Israel e que tenham de um mês de idade para cima. Registre o nome de cada um.

41 - Trocarei o filho mais velho de cada família em Israel pelos levitas, e a primeira cria de todos os animais que existem em Israel pelos animais dos levitas. Os levitas serão meus, Eu sou o Senhor."

42 - Então Moisés fez uma contagem de todo o filho mais velho das famílias do povo de Israel, de acordo com o que o Senhor tinha mandado.

43 - O número total de filhos mais velhos, com um mês de idade para cima, foi de 22.273.

44 - O Senhor disse então a Moisés:

45 e 46 - "Quero os levitas em lugar dos filhos mais velhos do povo de Israel, e me entregue os animais dos levitas em troca da primeira cria dos animais do povo de Israel. Os levitas serão meus, Eu sou o Senhor. Para pagar o resgate dos 273 filhos mais velhos que sobraram do número dos levitas,

47 e 48 - pague para Arão e os dois filhos dele, 5 siclos para cada."

49 - Moisés então recebeu o dinheiro do resgate dos 273 filhos mais velhos das famílias do povo de Israel. Esses 273 filhos sobraram em relação ao número dos levitas.

50 - O dinheiro ajuntado deu um total de 1.365 siclos.

51 - Como o Senhor mandou, Moisés deu esse dinheiro para Arão e os dois filhos.

 

CAPITULO 4

 

1 - ENTÃO O SENHOR disse a Moisés e a Arão:

2 - "Faça uma contagem dos coatitas que são uma divisão da tribo de Levi.

3 e 4 - Você deve fazer a contagem de todos os homens que têm entre trinta e cinqüenta anos de idade, capazes de fazer as seguintes tarefas sagradas no Tabernáculo:

5 - "Quando o povo de Israel for viajar, Arão e os seus filhos entrarão em primeiro lugar no Tabernáculo, apanharão o véu e cobrirão a Arca com o véu.

6 - Então eles cobrirão o véu com couro de cabra, cobrirão o couro de cabra com um pano azul e colocarão as varas de carregar nas argolas da Arca.

7 - "A seguir, devem colocar um pano azul sobre a mesa onde fica o Pão da Presença e pôr os pratos, os vasos com incenso, os copos, os vasos menores com azeite de oliva e o Pão sobre esse pano.

8 - Depois colocarão sobre tudo isso um pano bem vermelho, e finalmente devem pôr uma coberta de couro de cabra sobre o pano vermelho e colocar as varas de carregar nas argolas da mesa.

9 - "Em seguida, devem pôr um pano azul sobre o castiçal, as lâmpadas, os espevitadores, as bandejas e os vasos de azeite de oliva.

10 - Então cobrirão tudo isto com couro de cabra e colocarão estes objetos sobre as varas de carregar.

11 - "Arão e seus filhos cobrirão o altar de ouro com um pano azul, o pano azul com couro de cabra e colocarão as varas de carregar nas argolas do altar.

12 - Devem embrulhar todos os outros objetos de culto do Tabernáculo num pano azul, cobrir esse pano azul com couro de cabra, colocando isto sobre as varas de carregar.

13 - "Depois de tirarem as cinzas do altar, colocarão um pano vermelho em cima.

14 - Todos os objetos do altar devem ficar em cima do pano - os fogareiros, os garfos, as pás, as bacias e os outros objetos. E uma coberta de couro de cabra vai em cima de tudo isto. Então colocarão as varas de carregar nas argolas do altar.

15 - Na hora que Arão e seus filhos terminarem de desmontar o santuário e os objetos do santuário, a família de Coate deve apanhar e carregar estes objetos durante a viagem. Mas os coatitas não podem encostar nas coisas sagradas. Se eles encostarem, morrerão. Portanto, este é o trabalho sagrado dos filhos de Coate.

16 - Eleazar, que é filho do sacerdote Arão, deve tomar conta do óleo para as lâmpadas, do incenso agradável, da oferta diária de cereais e do óleo para ungir. Ele terá a responsabilidade de tomar conta de todo o Tabernáculo, e tudo que ele contém.

17, 18 e 19 - Então o Senhor disse a Moisés e a Arão: "Não deixem que as famílias dos coatitas desapareçam! Vocês devem fazer o seguinte para que os coatitas não morram quando forem carregar as coisas sagradas: Arão e os seus filhos mostrarão o que cada coatita deve carregar.

20 - E os coatitas nunca devem entrar no Santuário, nem mesmo por um segundo podem ver as coisas sagradas. Se eles desobedecerem morrerão.

21, 22 e 23 - E o Senhor disse a Moisés: "Faça uma contagem dos gersonitas que são uma divisão da tribo de Levi. Você deve contar todos os homens que têm entre trinta e cinqüenta anos de idade, e que são capazes de fazer o trabalho sagrado do Tabernáculo.

24 - Os deveres dos gersonitas serão os seguintes:

25 - "Devem carregar as cortinas do Tabernáculo, o próprio Tabernáculo com as cobertas, o teto de couro de cabra, e a cortina para a entrada do Tabernáculo.

26 - Devem carregar também as cortinas que cobrem a cerca do pátio e a cortina que está na entrada do pátio que fica em volta do altar e do Tabernáculo. Também devem carregar o altar, as cordas e todo o equipamento. A responsabilidade dos gersonitas será transportar estas coisas.

27 - Arão e os filhos darão as ordens aos gersonitas para carregar essas coisas,

28 - mas Itamar, filho do sacerdote Arão, será responsável por estes carregadores.

29 - "Depois faça uma contagem dos meraritas, que são uma divisão da tribo de Levi. Conte todos os homens que têm entre trinta e cinqüenta anos de idade e que são capazes de fazer algum trabalho no Tabernáculo.

30, 31 e 32 - Quando o Tabernáculo tiver de mudar de lugar, os meraritas devem carregar o madeiramento do Tabernáculo, as colunas, as bases, o madeiramento da cerca do pátio junto com as bases, pequenas estacas, cordas e todas as outras coisas usadas para montar o Tabernáculo e para consertar essas peças. "Diga a cada um o que deve carregar.

33 - Itamar, filho do sacerdote Arão, também vai ser responsável pelos meraritas."

34 e 35 - Então Moisés, Arão e os líderes fizeram a contagem dos coatitas, de todos os homens que tinham entre trinta e cinqüenta anos de idade e que fossem capazes de fazer algum trabalho no Tabernáculo.

36 - O total dos coatitas foi 2.750.

37 - Fizeram a contagem para obedecer às ordens que o Senhor deu a Moisés.

38 a 41 - A contagem dos gersonitas, conforme as instruções do Senhor, deu um resultado de 2.630 homens, que tinham entre trinta e cinqüenta anos de idade e que eram capazes de fazer o trabalho sagrado do Tabernáculo.

42 a 45 - E os filhos de Merari, que eram capazes de fazer algum trabalho no Tabernáculo e que tinham entre trinta e cinqüenta anos de idade somaram um total de 3.200. Moisés e Arão fizeram a contagem dos meraritas conforme o Senhor tinha mandado.

46 a 48 - Com isto Moisés, Arão e os líderes de Israel chegaram à contagem final dos levitas, divididos em famílias, que tinham entre trinta e cinqüenta anos de idade, e que eram capazes de fazer o trabalho e o transporte do Tabernáculo: 8.580 homens.

49 - Fizeram esta contagem e distribuição de deveres de acordo com as ordens que o Senhor deu a Moisés.

 

CAPITULO 5

 

1 - E O SENHOR deu mais ordens a Moisés:

2 - "Diga aos filhos de Israel que eles devem tirar todos os leprosos do acampamento, todos os que tiverem hemorragia e todo o impuro que tiver tocado em defunto.

3 - Isto serve tanto para homens como para mulheres. Tire essas pessoas do acampamento para que elas não contaminem o acampamento onde Eu moro."

4 - E o povo de Israel obedeceu estas instruções do Senhor.

5 e 6 - Falou ainda o Senhor Moisés: "Diga ao povo de Israel que quando alguém, homem ou mulher, ofender o Senhor, não devolvendo um depósito que lhe foi confiado, nisso está pecando.

7 - Tal pessoa deve confessar o pecado e indenizar totalmente a pessoa prejudicada, pagando mais 20% do prejuízo.

8 - Mas se a pessoa prejudicada morrer e não tiver nenhum parente para receber a indenização, essa indenização deve ser dada ao sacerdote, junto com um carneiro para pagar o pecado mediante sacrifício.

9 e 10 - Sempre que os filhos de Israel trazem um presente para o Senhor, tal presente deve ficar com o sacerdote.

11, 12, 13 e 14 - E o Senhor disse a Moisés: "Diga também ao povo de Israel que se a esposa de um homem comete adultério, mas esconde do marido e não há testemunha para provar, e o marido fica ciumento e desconfiado por causa disso,

15 - ele deve trazer a esposa ao sacerdote junto com uma oferta. Essa oferta deve ser de 2,2 litros de farinha de cevada sem nada misturado porque é uma oferta de ciúmes para revelar a verdade.

 

16 e 17 - "O sacerdote deve trazer a mulher na frente do Senhor, colocar água santa num jarro de barro, apanhar um pouco da terra do chão do Tabernáculo e misturar na água.

18 - Ele deve soltar o penteado da mulher e colocar a oferta de suspeita nas mãos dela para descobrir se a desconfiança do marido é certa ou não. O sacerdote deve ficar na frente da mulher segurando o jarro de água amarga que traz maldição.

19 - O sacerdote deve pedir à mulher que jure que é inocente, e então dizer a ela, Se nenhum homem dormiu com você, a não ser seu marido, fique livre dos resultados desta água amarga que traz maldição.

20 a 22 - Mas se você cometeu adultério, então o Senhor faça com que você seja uma maldição no meio do povo, porque Ele vai fazer o seu corpo inchar e a sua coxa ficar mole. E a mulher deve dizer, 'Assim seja.'

23 - Depois o sacerdote deve escrever estas maldições num livro e usar a água amarga para apagar tais maldições.

24 - Pedirá então à mulher que beba a água amarga. Quando beber, a água ficará amarga dentro dela, se ela for culpada.

25 - "Então o sacerdote deve tomar a oferta de suspeita da mão da mulher, apresentar com um gesto de mão a oferta ao Senhor e trazer essa oferta para o altar.

26 - Tomará um pouco da oferta com a mão e queimará esse punhado sobre o altar. Depois dará a água para a mulher beber.

27 - Se ela cometeu adultério contra o marido, a água se tornará amarga dentro dela, o corpo inchará, a coxa ficará mole e ela será uma maldição no meio do povo.

28 - Mas se a mulher não cometeu adultério, estará livre e logo ficará grávida.

29 e 30 - "Esta é, portanto, a lei sobre a esposa infiel - ou sobre a suspeita de um marido contra a mulher para descobrir se ela foi infiel. Ele deve trazer a mulher na presença do Senhor e o sacerdote cuidará da situação de acordo com esta lei.

31 - E não condenarão o marido por trazer sobre ela uma doença horrível, porque ela é responsável.

 

CAPITULO 6

 

1 - E O SENHOR deu a Moisés mais estas ordens para o povo de Israel:

2 e 4 - "Quando um homem ou uma mulher fizer o voto especial de um Nazireu, isto é, dedicar-se ao Senhor de uma maneira especial, depois de fazer o voto, essa pessoa não deve tomar bebida alcoólica, nem mesmo suco de uva, nem comer uva fresca ou seca. Isto deve obedecer durante todo o tempo de dedicação especial ao Senhor. Não pode comer nada que se faz de uvas, nem das sementes, nem da casca.

5 - "Durante todo esse tempo não deve nunca cortar o cabelo, porque essa pessoa é santa e separada para o Senhor. Por isso deve deixar crescer o seu cabelo.

6 e 7 - "Essa pessoa não pode se aproximar de qualquer defunto durante todo o tempo do voto, mesmo que seja o corpo do pai, da mãe, do irmão ou da irmã, pois este voto de dedicação não pode ser quebrado,

8 - e essa pessoa está separada para o Senhor durante todo esse tempo.

9 - Se alguém morrer do lado dele e encostar na pessoa que fez o voto, então sete dias depois, deve rapar a cabeça porque foi contaminado. Então será limpo da contaminação de encostar em defunto.

10 - No dia seguinte, que é o oitavo dia, deve trazer duas rolinhas ou dois filhotes de pombo ao sacerdote na entrada do Tabernáculo.

11 - O sacerdote deve oferecer uma das aves pelo pecado, e a outra para ser queimada. A morte dessas aves servirá para apagar o pecado de contaminação. Nesse mesmo dia, essa pessoa deve fazer de novo os votos e deixar o cabelo crescer novamente.

12 - Os dias que passaram desde o primeiro voto não têm mais valor, e deve recomeçar tudo com novo voto e trazer um carneiro de um ano de idade como oferta pela culpa.

13 e 14 - "No final do tempo do voto de separação para o Senhor, deve ir à entrada do Tabernáculo e oferecer um carneiro como oferta queimada. O carneiro deve ser sem defeito e ter um ano de idade. Também deve oferecer uma ovelha sem defeito e de um ano de idade como oferta pelo pecado, um carneiro sem defeito como oferta pacífica,

15 - uma cesta de pão sem fermento, bolinhos de flor de farinha amassados com azeite de oliva, massa sem fermento e com azeite de oliva, e também as ofertas de cereais e de bebidas.

16 e 17 - O sacerdote deve apresentar estas ofertas para o Senhor na seguinte ordem: primeiro a oferta pelo pecado e a oferta queimada: depois o carneiro como oferta pacífica, junto com a cesta de pão sem fermento; e finalmente a oferta de cereais junto com a oferta de bebidas.

18 - "Então o Nazireu deve rapar sua longa cabeleireira, que é o sinal do voto de separação. Ele deve fazer isto na entrada do Tabernáculo, apanhar o cabelo e pôr sobre o fogo que fica debaixo do sacrifício da oferta pacífica.

19 - Depois disto, o sacerdote deve apanhar o ombro cozido do carneiro, um dos bolinhos, feitos sem fermento e uma das massas, também feita sem fermento, e colocar tudo nas mãos do homem.

20 - O sacerdote então moverá a oferta para frente e para trás na presença do Senhor, num gesto de apresentação. Tudo isto é sagrado e pertence ao sacerdote, junto com o peito e com a coxa da oferta que foram apresentadas ao Senhor. Depois disso o Nazireu pode beber vinho, porque ele está livre do voto.

21 - "Esta é a lei sobre o Nazireu e sobre os sacrifícios no final do tempo de dedicação especial. Além destes sacrifícios, deve trazer qualquer outra oferta que ele prometeu, quando fez o voto para ser Nazireu. "

22 e 23 - Disse o Senhor a Moisés: "Diga a Arão e aos filhos de Arão que eles devem abençoar os filhos de Israel da seguinte maneira:

24 a 26 - Que o Senhor os abençoe e proteja; que o rosto do Senhor brilhe de alegria por causa de vocês; que Ele tenha piedade de vocês; lhes conceda o seu favor e a sua paz.

27 - Esta é a maneira como Arão e seus filhos pedirão para que Eu abençoe os filhos de Israel, e Eu mesmo responderei abençoando o povo."

 

CAPITULO 7

 

1 - NO DIA EM que Moisés terminou de montar o Tabernáculo, derramou óleo sobre cada parte do Tabernáculo e santificou cada uma dessas partes, inclusive o altar e os objetos do altar.

2 - Então os líderes de Israel - os chefes das tribos, os homens que fizeram as contagens trouxeram cada qual uma oferta.

3 - Eles trouxeram seis carroças cheias, e cada carroça era puxada por dois bois. Ou seja, havia uma carroça para cada dois líderes, e um boi para cada um. E eles deram tudo isso de presente para o Senhor, em frente do Tabernáculo.

4 e 5 - "Aceite esses presentes," disse o Senhor a Moisés, "e use essas carroças para o trabalho do Tabernáculo. Dê as carroças para os levitas, para que eles usem no que for preciso."

6 - Desse modo, Moisés deu as carroças e os bois de presente aos levitas.

7 – Duas carroças e quatro bois ficaram com os gersonitas para ajudar no trabalho deles,

8 - e quatro carroças e oito bois ficaram para os meraritas. Itamar, filho de Arão, era o responsável para tomar conta dos gersonitas e meraritas.

9 - Mas os coatitas não ganharam nada, porque o trabalho deles era carregar nos ombros a parte principal do Tabernáculo.

10 - No dia em que Moisés derramou óleo sobre o altar, os líderes também deram presentes de dedicação e colocaram esses presentes na frente do altar.

11 - O Senhor. disse a Moisés: “Cada um dos líderes deve trazer a oferta para dedicação do altar num dia diferente”.

12 - Então no primeiro dia veio Naassom, filho de Aminadabe, o qual pertencia à tribo de Judá, com um presente.

13 - Esse presente consistia em um prato de prata de um quilo e trezentas gramas de peso, e de uma bacia também de prata com setecentas gramas de peso. Esses presentes vieram cheios, com ofertas de cereais de farinha misturada com azeite.

14 a 16 - Trouxe também uma taça de ouro que pesava cerca de cem gramas, e cheia de incenso, um bezerro, um carneiro com um ano de idade, e mais outro carneiro. Os animais deviam ser sacrificados como ofertas queimadas.

17 - Trouxe um bode como presente pelo pecado, e para sacrifício pacífico trouxe dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco carneiros de um ano deidade.

18 a 23 - No dia seguinte, Natanael, filho de Zuar e líder de Issacar, trouxe presentes e ofertas. Tudo o que Naassom tinha trazido no dia anterior ele trouxe igual.

24 a 29 - No terceiro dia chegou Eliabe, filho de Helom e líder da tribo de Zebulom, para trazer presentes e ofertas, que eram iguais. às que trouxeram antes dele.

30 a 35 - Elizur, filho de Sedeure líder de Ruben, veio no quarto dia trazendo presentes e ofertas iguais às que trouxeram os outros líderes.

36 a 41 - Da tribo de Simeão veio Selumiel, filho de Zurisadai e líder da tribo, no quinto dia. Ele também deu ofertas e presentes iguais aos dos outros líderes.

42 a 47 - No dia seguinte, sexto dia, chegou Eliasafe, filho de Deuel e líder da tribo de Gade, também trazendo presentes e ofertas iguais.

48 a 53 - Elisama, líder da tribo de Efraim e filho de Amiúde, veio com presentes e ofertas no sétimo dia. Os presentes e as ofertas eram iguais aos dos outros líderes das tribos.

54 a 59 - No oitavo dia veio o líder da tribo de Manassés, Gamaliel, filho de Pedazur, com presentes e ofertas iguais àquelas que os outros líderes trouxeram.

60 a 65 - No nono dia foi a vez de Abidã, filho de Gideoni e líder da tribo de Benjamim, trazer ofertas e presentes iguais aos dos demais líderes das tribos.

66 a 71 - Aieser, filho de Amisadai, chegou no décimo dia com presentes. Ele era líder da tribo de Dã e os presentes que ele trouxe também eram iguais aos outros.

72 a 77 - No dia seguinte, ou seja, no décimo primeiro dia, chegou Pagiel, líder da tribo de Aser e filho de Ocrã, com presentes e ofertas iguais àquelas que os outros líderes trouxeram.

78 a 83 - E no último dia, no décimo segundo dia, veio Aira com presentes e ofertas iguais às dos outros líderes das tribos de Israel. Aira era líder da tribo de Naftali e filho de Enã.

84 a 86 - Ou seja, começando com o dia em que Moisés derramou óleo sobre o altar, o total de presentes dos líderes das tribos de Israel para a dedicação do altar foi:

12 pratos de prata (cada um com o peso aproximado de 1,3 kg);

12 bacias de prata (cada uma pesando cerca de 700 gramas; o que significa que o total de toda a prata foi mais ou menos de 24 quilos);

12 taças de ouro (cada taça pesando uns 100 gramas; ou seja, um total aproximado de 1,2 kg de ouro).

87 - Para as ofertas queimadas eles trouxeram:

12 bezerros, 12 carneiros, e 12 carneiros com um ano de idade (junto com as ofertas de cereais que acompanhavam). Como presentes pelo pecado eles trouxeram: 12 bodes.

88 - E para os sacrifícios pacíficos eles trouxeram: 24 bezerros, 60 carneiros, 60 bodes, e 60 carneiros de um ano de idade.

89 - Sempre que Moisés entrava no Tabernáculo para falar com o Senhor, ele ouvia a Voz que falava com ele. A Voz falava de cima do assento da misericórdia, que fica sobre a Arca e entre as duas figuras de anjo que são feitas de madeira.